O que é Cruelty Free?

Em português, cruelty free significa “livre de crueldade” e se aplica a produtos que não foram testados em animais.

Esses produtos vêm sendo cada vez mais procurados uma vez que os consumidores estão se conscientizando sobre a evolução dos testes laboratoriais e buscando empresas responsáveis por utilizar métodos que visam abolir o uso de animais como cobaias.

Por que é tão complicado saber se o produto é ou não é cruelty free?

Quando o produto tem um selo mundialmente reconhecido ou a empresa é 100% transparente sobre suas práticas, fica fácil saber se o produto é ou não é livre de crueldade. O problema é que muitas empresas não estão dispostas a assumir sua conduta, dificultando nossa vida, com aquelas respostas dissimuladas. Se o produto que você quer comprar não tiver o selo e a empresa não constar na lista do PETA ou do PEA, mande um email para o SAC da marca, entre em contato e questione. Isso faz a diferença. A empresa é sempre obrigada a te responder de forma clara e direta, e saber tudo sobre os ingredientes que utiliza em seus produtos.

Acessando o site do PEA - Projeto Esperança Animal, você confere a lista de todos os fabricantes brasileiros de produtos livres de crueldade animal.
Se tiver curiosidade de assistir a vídeos mais esclarecedores sobre testes em animais, você encontra vários no site da PETA (em inglês)- People for the Ethical Treatment of Animals.